Dimensionar Bombas - Destaques - Como escolher a bomba da piscina?
- vendas@dimensionarbombas.com.br
- |
- Siga-nos
- Postado 24 Jan 2020
Como escolher a bomba da piscina?
Como dito antes, nem sempre a bomba mais potente é a mais adequada para sua piscina. Isso pode gerar, inclusive, maior consumo de energia. Os especialistas afirmam que, para escolher com consciência, é preciso saber o volume de água, o diâmetro do encanamento e tamanho do filtro. Já o tempo de filtragem indicado é de uma média diária de seis a oito horas. No entanto, isso pode mudar justamente pelo tipo de bomba, a quantidade de uso, localização e tamanho da piscina.
Peguemos como exemplo uma piscina de 80 mil litros, que necessita que sua água seja filtrada em oito horas, ou seja, 10 mil litros por hora. Para isso, você precisa de uma bomba e um filtro capazes de trabalhar com essa vazão, além de canos apropriados.
Para saber a quantidade de litros de sua piscina basta calcular, em metros, a largura, o cumprimento e a profundidade. Por exemplo: 2,50 (largura) X 10,00 (cumprimento) X 1,20 (profundidade) = 30 m³ ou 30 mil litros. Se a profundidade for variável, utilize a média. Para uma piscina assim, uma bomba com 0,3CV de potência é suficiente. Piscinas com volume entre 40 e 75m3, pedem uma bomba de 0,5CV de potência.
Em caso de dúvidas, não hesite e chame um profissional. Ele certamente o ajudará a escolher a melhor bomba e filtro para sua piscina!